- Argumento científico: É aquele argumento que apresenta uma forma de convencer por meio de dados científicos ou estatísticos. Ex: Está comprovado que o crack faz muito mal para o cérebro no futuro.
- Argumento de autoridade ou citações: São argumentos construídos com base no que falam ou escrevem, por pessoas consideradas autoridades ou especialistas em determinados assuntos. (Em certa forma estas pessoas são importantes).
~ Por Citação direta da fala de um especialista ou autoridade no assunto: Faz-se a transcrição literal do que a pessoa disse ou escreveu empregando aspas na escrita. Ex: O delegado Douglas fala que ''os marginais de São Paulo foram presos.''
----------------------------------------
~Por Citação indireta de especialista ou autoridade no assunto.
----------------------------------------
- Argumento de valoração: É o argumento que utiliza conceitos e ideias, respeitados ou considerados inquestionáveis, aceitos por todos, ou pela maioria das pessoas. E é aquele que se baseia em verdades.
- Argumento com o uso de ironia: A ironia é uma forma de deixar o autor dar sua opinião em algo, e dependendo do modo como é expressa, torna-se um argumento.
Para não comprometer o texto, devem-se evitar argumentos inconsistentes ou sem fundamentação lógica, como:
- apelo emocional: apelar para os sentimentos dos interlocutores em relação a filhos, mãe, medos, sonhos, etc. Ex: Meu filho usa crack há dois meses e já está viciado, é muito difícil para uma mãe descobrir isso. Vocês não concordam?
Clichês ou chavões: repetir o que todo mundo diz sobre determinado assunto, sem analisar se é realmente verdadeiro. Ex: políticos são todos iguais... O que se pode esperar deles, a não ser bobagens?!
- exemplos pessoais: fazer generalizações com exemplos muito particulares: Ex: Quando eu fico com raiva, tenho vontade de agredir a pessoa com quem discuto.